Ajude na Evangelização na Àfrica

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Notícias da Missão

Caros irmãos e irmãs em Cristo,

Neste mês dedicado à missão gostaria de lhes partilhar algumas noticias da minha missão aqui no Congo. Em primeiro lugar recebam minhas calorosas saudações! Que a luz de Cristo ilumine os passos de cada um de vocês! Aproveito esta ocasião também para agradecer a todos vocês pelo carinho e amizade, pelas orações, pelas doações feitas em prol da missão. Graças a vocês as palavras do Evangelho que anunciamos vão se concretizando nas pequenas obras que podemos realizar: construções de capelas, hospitais, etc.
Faz já alguns meses, desde que voltei de férias para retomar o trabalho na direção de duas paróquias. Sem dúvidas o tempo de férias era necessário para retomar as forças, mas muita coisa ficou atrasada devido a minha ausência. O retorno foi um momento muito especial para mim, pois o povo estava realmente sedento da minha presença. Muitos já estavam perdendo a esperança pensando que eu não voltasse mais devido a demora, cinco meses ausentes. Para muitos então o meu retorno foi uma surpresa agradável. Meus confrades continuaram a missão. Muita coisa mudou desde que sai. A casa já tinha  outra vista, o hospital que deixei na fabricação de tijolos já estava com as paredes prontas, muitas capelas também já estavam prontas para colocar telhas. Até mesmo a nossa comunidade de padres que éramos seis pessoas já somos só quatro, pois o seminarista terminou seu estágio e partiu; o diácono que nos ajudava também terminou seu diaconato e foi se preparar para a ordenação. Ficamos reduzidos para executar a missão, mas continuamos com alegria e muito empenho.
A missão é cheia de surpresas, sempre aprendemos novas coisas e sempre somos confrontados a novos desafios. Às vezes planejamos fazer algo e logo os desafios nos mostram que não é mais possível se fazer. Voltando das férias eu vinha planejando como atender bem as duas paróquias que me foram confiadas. Por isso pensei em adquirir uma moto nova e mais potente que me permitisse desbravar as florestas para chegar até as comunidades de difícil acesso. E assim fiz, apesar de não possuir o capital necessário para tal investimento o fiz, comprei uma moto Yamaha, AG 200 CC. Realmente uma moto muito confortável que me permite  percorrer quilômetros sem muito esforço ou cansaço. Só de não ter que empurrar mais a minha velha moto que estava sempre atrapalhada já é um grande alívio. Sim, agora graças a Deus estou muito contente com o meio de transporte que tenho.
 Mas como não conhecemos os planos de Deus, já é quase impossível de ir à minha segunda paróquia, pois uns grupos de rebeldes instalados nas florestas desta região estão à procura de padres e religiosos para tê-los como refém. Até mesmo o bispo que se aventurou ir nesta região foi vítima de um ataque que duraram 4 horas de tiroteio e ele se salvou graças a um avião que desceu numa pequena pista próxima da paróquia e o levou. Para deixar a paróquia o bispo se disfarçou montou em uma moto e foi, quando os rebeldes se deram conta o avião já estava no solo e o levou imediatamente. Assim para nós estrangeiros ficou muito mais perigosa a missão naquela região. Desde que cheguei de volta não pude mais ir visitar meus filhinhos da outra paróquia. Graças a Deus na nossa primeira paróquia ainda não temos rebeldes, podemos ir e vir sem problemas. Porém a situação não é muito certa, pois se tem boatos que no ano que vem se não tiver eleição para presidente haverá um grupo de rebeldes que vai se formar na nossa paróquia, a juventude sem emprego, sem futuro, sem sonhos deseja que este momento chegue rápido para saquear, roubar etc... Estamos rezando para que a situação mude e que não seja mais necessário passar pela revolução, pois é algo que paralisa completamente o desenvolvimento do país e coloca a zero tudo o que foi feito antes. Que Deus nos livre desta atrocidade. 
Caros irmãos e irmãos apesar das incertezas do futuro continuaram confiantes a nossa missão. No mês de julho tivemos o grande momento de preparação caquética para o Batismo, Primeira Comunhão, Crisma e Casamentos. Batizamos mais de duzentos jovens, crianças e alguns adultos. É um grande momento para nossa paróquia e nos traz novas forças para continuar a missão, vendo que o Senhor continua a tocar os corações de tantas pessoas. Sempre me marca a dedicação dos catequistas e coordenadores das comunidades que doam uma grande parte do tempo deles para ajudar nesta preparação. A Igreja está gerando novos filhos para continuar a sua missão. Além de batizados aos poucos temos também vocacionados que querem, a nosso exemplo, se tornarem missionários ou padres para colaborar na missão. Temos dois seminaristas na teologia, e um no propedêutico, este ano vamos enviar mais dois para o propedêutico. E este ano nosso bispo ordenou mais quatro padres e um diácono. Graças a isso o bispo pode abrir mais uma paróquia nova e reabrir uma antiga paróquia que estava sem padres há anos. Vejam que o Senhor continua a chamar operários para sua vinha.
Ah sim, a nova ala do hospital que estávamos construindo já foi terminada graças a Deus. Este local está sendo utilizado para as consultas, Farmácia, Laboratório, urgências, e uma sala e dormitório dedicado para a pediatria. É uma obra que vai ajudar muito esta população carente. Nos próximos meses nós temos a intenção de construir uma maternidade bem grande que possa comportar todos os partos, e evitar que mães e crianças morram no momento do parto. Estamos arrecadando fundos para, aos poucos, começar. Com o pouco que temos já recomeçamos a fabricação de tijolos, para no futuro, talvez breve puder erguer esta obra. Contamos com providência de Deus para estas obras de caridade.
Uma novidade, nossa paróquia está quase gerando uma nova paróquia. Uma das nossas maiores comunidades não tem estrutura material para ser paróquia, mas o contingente de cristãos exige que tenha uma paróquia neste local, pois são muitos cristãos sedentos da Eucaristia e dos Sacramentos. A construção da igreja desta comunidade está a caminho, mas ainda longe de terminar, pois ela é grande e os nossos meios são reduzidos. É uma grande igreja que estamos construindo aos poucos. As paredes já foram feitas, telhado, portas e janelas. Agora estamos calçando o solo com pedras para um dia poder cimentar o solo, quando pudermos. Estamos construindo uma pequena torre para colocar o sino, e vamos começar a construção do altar. Reboco e pintura ainda não estão em nossos planos, por falta de meios. Mesmo sem ter ainda uma casa paroquial para hospedar os futuros padres, já pensamos em fazer desta comunidade uma paróquia, isso nos ajudará a diminuir a extensão da nossa atual paróquia e assim poderemos atender com mais frequência todas as comunidades. Contamos com a providência de Deus para em breve terminar esta obra. E também no que concerne a construção das capelas eu espero até o início do ano que vem poder cobrir todas com telhado de zinco. Uma grande maioria já foi coberta, somente algumas comunidades que ainda não conseguiram construir as paredes e preparar o telhado. Graças a Deus já conseguimos telhas para cobrir todas. Após terminar a construção a nossa próxima atividade será ajudar as comunidades para que possam adquirir bancos para que todos possam sentar dignamente nos momentos de celebração. E também conseguir aos poucos telhas para cobrir nossas escolas, temos atualmente 28 escolas.
Além de tudo isto meus irmãos e irmãs, eu recebi mais duas responsabilidades. Recentemente fizemos uma eleição para encontrar um superior para os missionários do nosso setor e assim fui eleito. Além de organizar e coordenar as atividades entre os padres presentes no nosso setor deve visitar as comunidades e também participar dos conselhos da província duas vezes por ano. E ainda mais recentemente o bispo me nomeou para ser o Vigário Regional na região centro da nossa diocese. Tudo isso parece muito boa notícia, claro que sim,  pois se Deus nos confia novas responsabilidades Ele saberá nos fortalecer e nos capacitar para as mesmas. Porém é muita coisa e muita responsabilidade que a mim é confiada. Peço que multipliquem as orações por mim.
Como vocês puderam observar, a missão continua, Deus está abençoando o nosso trabalho e fazendo frutificar os talentos que recebemos. Anunciamos o Evangelho com palavras e atos concretos que testemunham o amor do Cristo e a solidariedade entre nós cristãos, mostrando que todos nós pertencemos a uma mesma grande família, a Igreja. Para que possamos continuar este trabalho com muito mais eficácia eu peço as orações de todos vocês, pois os desafios são muitos. Que nem os ventos contrários nem as tempestades do desânimo ou do cansaço possam vir apagar a chama que o Senhor acendeu em meu coração. Que o Senhor seja a minha única força, e esperança. Que o meu desejo ardente de continuar a me entregar a serviço da missão de evangelização continue sempre se renovando a cada dia. A nossa única e melhor recompensa é ver o sorriso no rosto de uma criança, um jovem um idoso ao nos encontrar cheios de esperança e de alegria. 

A todos, um frutuoso mês das missões, sejam vocês também missionários anunciando por onde passarem, o Reino de amor, paz e justiça.
Padre Marcio, Sampaio (Guerreiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário